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Processo de Compra

Processo de Compra

O processo de compra de um imóvel é imperativamente gerido pela emoção, ainda que possa ser uma necessidade, é a emoção que acaba por escolher o imóvel. São as memorias que poderá vir a criar no seu novo lar.

 

Antes de iniciar o processo deverá responder às seguintes questões:

Qual o motivo que o leva a querer comprar casa?

Qual é a necessidade que espera ser correspondida?

Qual a sua capacidade financeira, irá recorrer a crédito ou usar capitais próprios?

 

O ínicio deverá sempre ser pela capacidade financeira, se vai recorrer a crédito, devemos começar por colocar os seus documentos para aprovação. Assim, terá uma ideia do valor máximo que poderá oferecer por um imóvel. Caso, deseje utilizar os seus capitais, deverá verificar qual o seu alcance. Esta é a primeira etapa, saber até onde poderá ir.

Seguidamente, iremos fazer uma relação das suas necessidades, tem crianças e precisa de estar perto de escolas, quer arrendar a propriedade e precisa que esta tenha certas comodidades, ou já tem uma certa idade e necessita que não tenha escadas. Iremos visitar as propriedades que mais se indicam ao que procura.

Após a escolha da propriedade o seguinte passo é reservar (Ao pagar um montante para reservar, apenas lhe dará alguns dias para decidir se avança para CPCV e não perder o imóvel, a reserva não é um compromisso real, pelo que após o tempo decorrido o valor é restituído e o imóvel volta a estar disponível no mercado) ou pagar o sinal (O sinal e princípio de pagamento representa um real compromisso estabelecido pelo código civil.) com a assinatura do CPCV, contrato este que ditará as condições do negocio. Nomeadamente, identificação das partes contratantes, valor de venda, prazo para escritura, inventário, discriminação do objeto da transação e identificação de sanções.

A marcação da escritura é feita pelo comprador, ou no caso do recurso a crédito, pelo banco que irá conceder o crédito. Caso exista uma hipoteca, o vendedor deverá solicitar o distrate 10 dias úteis antes do dia da escritura, e no dia da escritura o banco onde se encontra registada a hipoteca irá comparecer nesta para receber o pagamento da mesma e dar a quitação.

No dia anterior ao da escritura o comprador deverá deslocar-se às Finanças e pagar os impostos referentes. Ou seja, deverá pagar o IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imoveis) e o IS (Imposto de Selo) correspondente. Deverá levar os guias originais bem como os comprovativos de pagamento para a escritura.

No caso de a escritura ser realizada em Cartório Notarial, o próprio cartório poderá emitir as guias e receber os pagamentos.

Após a escritura os registos serão realizados a favor do comprador, o que levará até 12 dias.

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